quinta-feira, 24 de julho de 2014

Por onde anda o Super Dragon?

Em abril, a Playing Hero fez uma postagem apresentando o mundo diversos conceitos do "Super Dragon" - Um sistema de Supers RPG brasileiro. Vários meses se passaram, e o que era para ser uma coluna semanal ficou esquecida, deixada de lado. Afinal por onde anda o Super Dragon?
 Ele anda aqui. E mais forte do que nunca. Eles está entre nós, nas sombras, no limiar do mundo das idéias e o real. Com tais palavras coloridas anuncio: Super Dragon já entrou em testes! O sistema está quase pronto!
 Porém esse sistema está bem diferente do que estava em abril. Vamos falar sobre isso nessa postagem.
Os Updates
Criação de Personagens
Resumo das Regras

Bam!
Na criação de personagens, mais de 20 páginas de opções para jogadores.
No resumo de regras, o básico para rolar combates e interações com o cenário.
O cerne do jogo, criação e conflito, está em testes e esse dia 20 de Julho já ocorreu um teste com outras pessoas!
Porém repare que muitas coisas mudaram desde abril. Muitas delas conceituais. Essa postagem irá comentar um pouco essas mudanças.

O coração
Provavelmente o único blog de jogos do mundo que ainda se lembra do "Cardiac" da Marvel

Enquanto que sim, o blog eventualmente decidiu construir um jogo de rpg em Supers, o motivo para tal foi para se exercitar um pouco os músculos criativos do gênero de "Super Heróis", em uma das poucas mídias onde ele é aceito e até mesmo consumido como um gênero. O motivo de ter sido um RPG foi justo esse: Já existe um espaço, um grupo que consome super heróis dessa maneira e explorar o gênero a partir dai.

Contudo, nem tudo ocorreu como o esperado.

Ao pesquisar o tema mais a fundo e com um olhar brasileiro, seria extremamente desonesto fazer um jogo "De Super Heróis" e incluir apenas o que é associado aos americanos. A própria Playing Hero praticamente só faz artigos relatando esse tipo de "Supers". O que é algo que desejamos mudar no futuro e nos expandir a vasta produção de super heróis pelo mundo.

De qualquer maneira, o sistema precisaria permitir diferentes tipos de Super Heróis. Inicialmente, com o "Super" que postamos em abril a ideia original era coletar arquétipos do gênero de "Super Heróis", mas especificamente personagens consagrados e se perguntar: "O que faz esse conceito interessante?" e então traduzir ele em regras, e um ambiente onde jogadores e narradores poderiam brincar com tais conceitos. A maneira que isso é feito é pelo sistema de "Diferenciais" ("Especiais", como era chamado no exemplo da classe "O Super" de abril). Mais sobre isso abaixo.

Repare que por exemplo, não há um sistema de pontuações na nossa postagem de abril, que você encontra na nossa postagem mais recente.

O Diferencial

 Ao construir "Diferenciais" pensando em arquétipos bem específicos do gênero, mas abrindo a construção de personagens por pontos, dá a jogadores a escolha de construir personagens que se sintam "autênticos" ao gênero. Justamente porque o gênero é marcado por suas misturas, por suas similaridades, ao mesmo tempo que contrasta com o design icônico de seus personagens mais memoráveis.

Ao em vez de trancafiar jogadores em classe, ou sufoca-lo com uma lista de "Efeitos de Poder" Super Dragon pensa em arquétipos populares e que definem sub gêneros de Supers e os "fatia" convidando jogadores misturarem, mexerem e criarem o seu próprio personagem embebido no o que o gênero tem de melhor e mais interessante. Pouco importa se o raio de fogo do personagem causa um dano próximo da bazuca do alienígena caçador de recompensa ao qual ele enfrenta, e sim a maneira que o personagem se relaciona com seus poderes, aliados e o mundo que faz tais historias serem memoráveis.

E justamente porque o sistema foi re-pensado assim que foi concluído que ele precisava se expandir para mais do que "supers americanos".

Os Heróis espalhados pelo mundo

Três mundos diferentes

Grant Morrison em seu livro "Super Deuses" (Editora Seoman) fala um pouco sobre o fenômeno do gênero espalhado pelo mundo: "Assim como Jazz e o rock'n'roll, o super-herói é uma criação singular dos EUA. A glorificação da força, da saúde e da moralidade simplista parece mesmo ter nascida de uma sensibilidade de meio oeste, alimentado a base de milho, fala mansa e simploriedade. Mas os super-heróis eram totalmente flexíveis, e, enquanto cresciam e multiplicavam-se pelas páginas de quadrinhos do Mundo Livre, assumiam faceiros o sabor do que estivesse ao seu redor, como o leite que fica na geladeira com cebolas ou bananas."

Morrison deixa claro que para ele o gênero e o conceito por trás de Super Heróis é algo tipicamente americano, e que quando em contato com outras culturas os personagens pegavam aspectos dela, construindo uma experiencia que pode até dividir muitos elementos parecidos da americana, mas que também trazia aspectos próprios.

 Como um brasileiro, a ideia de ver um conceito ser apropriado e alterado à cultura local é comum, diria até que esperado e que explica como que aqui no Brasil as crianças conseguiam assistir séries de Tokusatsu ao lado de quadrinhos americanos mas lá nos Estados Unidos eles tiveram que alterar o tom e os personagens para ficarem mais "americanos". Foi dai que a inspiração para o novo objetivo do Super Dragon veio. Um livro de regras que permitisse jogadores criarem Supers com elementos de arquétipos colecionados do mundo todo, permitindo que jogadores misturem elementos, ou que sigam os padrões que lhe convém.

Para ver tal exemplos conceituais, basta ler sobre o "Herói Henshin" ou "O Luchador" na parte de arquétipos no documento de criação de personagem postado no começo desse post. A idéia é ter um balanço de arquétipos e diferenciais inspirados por heróis do mundo inteiro.

O Playtest

Falando em "Cultura sendo apropriada"...
O jogo foi testado por 3 jogadores e narrado pelo pessoal da Playing Hero.
Jogador A não gosta de Supers.
Jogador B não gostta de jogar rpgs do gênero "Supers" americanos, mas adora jogar rpgs baseados em tokusatsus. Como por exemplo o excelente "Go, Heroes!".
Jogador C gosta ligeiramente de Supers como conceito e não vê problema em jogar jogos no gênero.

A sessão durou exatamente 3 horas e meia para ser completada.

As notas postadas no grupo de teste de Super Dragon serão reproduzidas abaixo:
"Criação de Personagens
Estou satisfeito e orgulhoso desse aspecto do jogo. Mesmo em um texto mal diagramado e sem índice, a criação de personagem foi simples e indolor e os 3 jogadores criaram exatamente o que eles gostariam criar. O sistema de Arquétipos funcionou exatamente como eu gostaria..
Combate
Rápido, fatal, doloroso. Tudo feito de proposito. Eu fiquei satisfeito com a velocidade.
O sistema de áreas* funcionou, e foi um ultimo balanceamento entre poderes supostamente "a distancia" para os Melee.
O sistema de Vantagens & Desvantagens mesmo sendo usado para vencer o combate final, ficou ainda confuso. Acho que devo postar um capitulo sobre poderes expandindo melhor isso para próxima vez.
Interações fora do Combate
Quando os jogadores interagiram com o cenário, eles rolaram testes de atributo e foi apenas isso. Preciso coletar mais dados, pois ficou tão camuflado que eles sequer perceberam isso.
Jogador A afirmou que sentiu falta de regras para interagir com npcs.
Experiencia
Não criei regras exatas e ficou aparente. Acho que para próxima vez preciso ter essas regras melhor definidas"

O próximo teste ocorrerá daqui a 11 dias, e regras melhor definidas para "Vantagens & Desvantagens" e "Experiencias" serão introduzidas ao grupo. 

Iremos postar os resultados e como o sistema está evoluindo, não se acanhem de comentar e dar seus próprios feedbacks, nós lemos e consideramos todas as opiniões.

Semana que vem, voltamos com um novo assunto: O gênero de Supers pelo mundo.

*Esse sistema ainda não foi postado no site por estar sofrendo modificações.

3 comentários:

  1. Gostei das pequenas alterações dos pontos, mantendo a mecânica de dados. E aguardo para ver a abordagem, pois realmente sempre vi essa separações dos EUA do Restante, quanto a esses grandes inspirados que são os heróis.

    ResponderExcluir
  2. Cara, ainda não li o material tintim por tintim, mas fiquei empolgado só de saber que você estás trazendo os Supers para o Open Dragon.Adoro o Old e o Space Dragon e desde que li o primeiro, fiquei imaginando se era possível fazer um jogo de Supers com aquela simplicidade. Espero que esse meu comentário sirva de certa forma pra impulsionar a composição do Super Dragon porque eu estou aguardando por isso empolgadíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo comentário é bem vindo Gomes!
      Estou jogando atualmente duas mesas com as regras postadas aqui (Estamos testando os sistemas de experiencia e de combate, com algumas regras ainda inéditas) daqui a algumas semanas uma versão ainda mais enxuta das regras deve ser postada.

      Excluir