segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Especial: Criando Super Heróis para campanhas de RPG

Faça mais do que uma mera cópia!

Na ultima postagem exploramos a preparação para uma longa campanha de supers, com o foco na criação não só de um contexto para heróis, mas para historias recorrentes. Essa é uma postagem irmã, com o foco nos jogadores.

O narrador quer jogar uma campanha de Supers. O que criar?

"Superdeuses", a obra de Grant Morrison (escritor lendário de HQs da Marvel, da DC e independentes) afirma que Super Heróis são o tempero, e não o todo. Aplicar isso em uma campanha é mais simples do que parece, afinal é basicamente só construir uma oportunidade para conflito, uma locação e dai acrescentar um contexto que justifica a existência de super seres e pronto, temos uma premissa do gênero.

Mas personagens em si também devem ser mais do que meramente "Um cara com uma capa e super força" se os jogadores pretendem jogar com ele durante a duração de uma campanha mais longa.

Primeiro personagem de Mutantes & Malfeitores que eu criei

E é um tanto complicado fazer isso por dois motivos: O primeiro seria o contexto dado pelo mestre. Nem sempre o jogador terá ideias ou conceitos que encaixam com o contexto, talvez o contexto não lhe agrade ou talvez ele possua algum problema com ele. E o segundo é que se você está jogando um jogo de Supers como Mutantes & Malfeitores, Superhero 2044Sistema +2d6Powers for Good, ou outro jogo de RPG ambientado em Supers, você provavelmente estaria jogando um jogo de criação de personagens por pontos, algo extremamente aberto e que comporta uma infinidade de conceitos e arquétipos.

O gênero é definido pelas capacidades diferentes e únicas de seus personagens

O motivo para tal é que mesmo no começo do gênero, os personagens eram mais do que meramente "Pessoas com Capas e Poderes", o fato de serem mais do que o humano, de serem um absurdo iconográfico, era algo posto por cima de um personagem. Ser "Super Herói" e ter "Super Poderes" não é algo que definiria por exemplo, o Black Terror ou até mesmo o Superhomem

Marvel construiu um império ao colocar conflitos entre seus personagens heroicos

Mas então resta construirmos uma maneira que ajude a jogadores a construírem personagens que sejam mais do que poderes e um visual icônico, ao mesmo tempo que facilite a sua criação em sistemas de pontos abertos, comuns do gênero para RPG. Há inúmeras maneiras de responder essa pergunta, nós da Playing Hero vamos citar apenas aquelas que foram testadas nas mesas de jogo ao longo do tempo com membros do site.

Construção de Conceito

Enquanto que considerar o contexto e o cenário de campanha são o primeiro passo para construir um super herói memorável, não é o ultimo. Uma maneira simples de construir um personagem para o gênero é seguir a seguinte estrutura:

Poder
Origem
Falha Trágica
Personalidade
Identidade Secreta (Se aplicável)

1.Poder
Antes mesmo de abrir o livro catando regras de criação de personagem, é importantíssimo ter isso em mente. Diferentemente de Dungeons & Dragons ou até mesmo Vampiro a Máscara, o seu personagem não tem classes, linhagens, ou qualquer outro elemento mecânico a disposição a não ser seus "poderes". Sejam eles treinamento de detetive ou super força. Como o seu personagem é "super", desde a enumeração de suas habilidades quanto feitos sobre humanos permite o jogador decidir como o personagem irá dialogar com o sistema de regras.

Isso também permite pensar em um conceito. Um manipulador de chamas? Como ele as manipula? Por que? E isso nos conecta a...

2.Origem
Como o personagem veio a ser? De onde saiu os poderes ou seu treinamento militar? Por que isso aconteceu? O que o fez de um mero ser humano com poderes incríveis, a alguém heroico, que trava embates por algum tipo de ideal? Ele...travá embates? Talvez ele ainda tenha medo de seus próprios poderes e se esconda, talvez ele seja um vigarista com o coração de ouro, que usa suas ilusões para surrupiar pertences preciosos e dar (uma parte) para os pobres.

Com o seu feito sobre humano definido, fica muito mais fácil traçar uma origem.

3.Falha Trágica
Acoplado (ou não) a origem, é recomendável o personagem ter uma "Falha Trágica". Em alguns sistemas, é algo quase que mandatório (Vide Marvel Heroic Roleplaying) enquanto outros como Mutantes & Malfeitores ou Sistema +2d6 oferecem diferentes maneiras para os jogadores interagirem com isso. O fato é:
Ter uma "Falha Trágica", ou uma "Fraqueza" ajudam a humanizar o personagem. Ter poderes e uma origem se conectam ao mito heroico, mas a falha trágica é o que trás ele para o chão, o que faz ele ser relacionavel. Pode ser desde uma falta de confiança a ser fraco contra um tipo de pedra especifica. Qualquer coisa ajuda, e se for algo relacionado a origem ou ao poder, melhor ainda.

4.Personalidade
A personalidade seria uma soma dos três elementos mencionados anteriormente, talvez seja importante o jogador "arrendondar" o tipo de personagem que deseja interpretar aqui, talvez expandir a relação da origem com a falha trágica, ou como os poderes o mudaram para um outro tipo de pessoa.

5.Identidade Secreta
Se aplicável (pois nem todos os heróis possuem uma), o jogador poderia deixar claro como seu personagem se parece ou se comporta para se esconder pela multidão, enquanto que não age como herói.

5 passos para 1 herói

Com os passos mencionados somado ao contexto criado pelo mestre, é possível criar personagens que transcendem meramente o fato de serem "caras com poderes".

Mas é possível fazer mais.  Com o conceito definido, por que não desenhar algumas versões do personagem, e mostrar para mestre e os jogadores? Perguntar para eles "Qual dessas variantes encaixam com o conceito que eu construí para o personagem?"

Fábrica de Heróis é uma ferramenta, como várias outras, para ajudar aqueles que não dominam as artes a bolar um visual para seu personagem. 

Ter em mente seu conceito, sua origem, seus poderes e até mesmo sua falha é essencial para construir um visual icônico e heroico para ele. A aparência do personagem talvez seja um dos elementos mais importantes, tendo em vista que o gênero é conhecido pela sua iconografia. 

Na próxima postagem, mestres e jogadores se unem para responder a pergunta: "E depois? Como continuar jogando Supers?"



**
http://hilobrow.com/2009/06/10/argofolly-3/ origem da imagem dos vingadores
http://comicartcommunity.com/2013/01/real-life-superheroes-comic-books-and-pro-wrestling/ origem da imagem comparando Marvel Heroes com Chikara, no começo do artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário